terça-feira, 24 de maio de 2011

Mitos e Verdades sobre cuidados com as Unhas

Vira e mexe a gente ouve uma série de “verdades” sobre o cuidado com as unhas. Enquanto uns dizem que usar esmalte escuro é bom para fortificá-las, outros, pelo contrário, garantem que ficar uns dias sem a tinta ajuda as unhas a “respirarem” e deixá-las ainda mais saudáveis. Aqui, o farmacêutico especializado em cosméticos Paulo Henrique Lucas, consultor do grupo LQF (do qual faz parte a marca Derma Nail), esclarece essa e outras dúvidas:

1. Esmaltes escuros deixam as unhas escuras.
Mito. Na verdade, o que deixa as unhas escuras são algumas substâncias presentes nos esmaltes, como o formaldeído (tóxico), o tolueno e o benzeno (ambos são solventes agressivos), que vão tingindo as unhas gradativamente, principalmente com o uso prolongado.

2. Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que fiquem mais fracas e quebradiças.
Mito. Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde delas, já que o processo é feito apenas na extremidade, quando ela já passou por toda a fase de crescimento.

3. Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas.
Mito. Os esmaltes escuros não contêm nenhuma substância que possa fortalecer as unhas, pelo contrário. Os ingredientes já citados (formaldeído, tolueno e o benzeno) são nocivos principalmente para quem sofre com sensibilidade. Antes de comprar o esmalte, cheque a embalagem para ver se ele não contêm esses ingredientes. E, caso ocorra alguma alergia, procure um médico antes de qualquer coisa, para que ele faça exames e detecte qual é realmente o problema.

4. É preciso deixar as unhas sem esmalte para que elas possam “respirar”.
Mito. As unhas são constituídas por células mortas de queratina, sendo assim, elas não precisam “respirar”. O que pode acontecer é o enfraquecimento e o ressecamento das unhas em virtude da esmaltação contínua feita com esmaltes que apresentam as já citadas substâncias prejudiciais. Para evitar o problema, opte sempre pelos esmaltes livres desses ingredientes tóxicos.

5. Quem é alérgica aos esmaltes pode passar apenas uma base hipoalergênica e qualquer outra cor por cima.
Mito. A base hipoalergênica não garante que será feita uma película ou filme sobre a unha que impeça que o esmalte convencional entre em contato com ela e cause alergia.

6. O formato das unhas facilita que as mesmas encravem ou se lasquem com facilidade.
Verdade. As unhas dos pés devem ter, preferencialmente, o formato quadrado, para impedir que encravem. O uso de sapatos apertados contribui  para o surgimento das unhas encravadas. Já o ovalado é ideal para as unhas das mãos, pois, com esse formato, elas quebram com menos facilidade.
Fonte: http://www.claudia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário